Nóticias Agora

Barragem Lagoa de Matias Seca, e deixa 35 mil pessoas sem água na Paraíba











A tragedia anunciada há pouco mais uma semana pela nossa reportagem, infelizmente se concretizou , a Barragem Lagoa de Matias, que fica localizada no distrito de Roma Município de Bananeiras, que fornecia água para as cidades de Belém, Caiçara, Logradouro e dois distritos de Tacima, Braga e Cachoeirinha, SECOU, e que se tem hoje é uma mistura de lama com peixes que estão morrendo. na 1ª hora deste dia 24 de dezembro, véspera de Natal, a água chegou as torneiras dos belenenses provocando um verdeira correria, para juntar o liquido tão precioso, que se encontra escasso. 




Neste domingo (23) um comitiva formada pelos prefeitos Roberto Flavio os prefeitos diplomados Edgard Gama (Belém) e Erivan Bezerra (Tacima), juntamente com os respectivos vice Betanea e Bilac, alem dos párocos Joaquim (Tacima) e Marinaldo (Belém), vereadores eleitos, populares e parte da imprensa estiveram no Barragem para conferir o estado e juntos tentarem encontrar uma solução junto ao governador Ricardo Coutinho.
A Barragem Lagoa de Matias é responsável pelo abastecimento de cerca  de 35 mil habitantes. que agora, estão totalmente sem água. Segundo os técnicos que estava na comitiva, se for construído cerca de um metro de paredão que já fora iniciado tem como aumentar a capacidade de armazenamento de água. Outra medida seria fazer o desassoreamento, limpeza do leito da barragem, para um melhor aproveitamento da capacidade de armazenamento da água.
Outro ponto relevante seria a recuperação da mata ciliar, na extensão do córrego até a nascente que fica em um condomínio fechado em Bananeiras, onde em já se encontra recuperada. Mas está sendo apenas útil  para os moradores, pois água da nascente encontra-se represada  e o que desse hoje para a barragem é apenas o que não é utilizado pelos moradores do condomínio.   





 


 















Por Henrique Filho

2 comentários:

  1. nao entendi essas fotos com sorrisos na cara!!!

    ResponderExcluir
  2. Bem esta parte falando sobre a nascente estar sendo represada já foi feita uma investigação se o dono desses condomínios tem esse direito represar um recurso natural??? Pois é muito bom postar num blog mas, mais importante ainda é investigar se isto é direito!!! Vamos lá povo boca no trombone. Vou tentar mandar alguns emails em relação a este assunto e ver no que vai dar porém uma andorinha só não faz verão

    ResponderExcluir