Nóticias Agora

Seca ameaça o abastecimento de água das cidades de Belém, Caiçara e Logradouro


A Barragem Lagoa de Matias, localizada no distrito de Roma, está com menos de 20% de sua capacidade de armazenamento de água. Já não tem mais como abastecer a adutora por gravidade e a CAGEPA colocou uma bomba para puxar o pouco da água que tem. 
A barragem está completamente assoreada, ou seja, com o passar dos anos a represa foi sendo aterrada por falta de manutenção e o que encontramos é uma barragem cheia de lama, um quadro de total desespero para quem depende da água pra viver, que é o caso das populações das cidades de Belém, Caiçara, Logradouro e dos distritos de Rua Nova, Braga e Cachoeirinha. Sem chuva a previsão é que, em 20 dias a barragem seque totalmente, entrado em um colapso total de água, deixando as populações destas cidades acima citadas cerca de 35000 (trinta e cinco mil) pessoas a merce da chuva. 
Um dos problemas é que a população para a qual a barragem foi planejada praticamente dobrou e não houve até agora um ação eficaz por parte do poder publico para solucionar este problema. 
Procurado por nossa reportagem, o Prefeito de Belém, Roberto Flavio, anunciou que a partir desta segunda (17) colocará um carro pipa nas ruas da cidade para abastecer os moradores que sofrem com a falta de água em suas casas







.

Por Henrique Filho

Nenhum comentário