Nóticias Agora

Belém: Governador assina ordem de serviço para construção de adutora e passarela de pedestre

As cidades de Belém, Caiçara, Logradouro, e os distritos de Cachoeirinha e Braga, no município de Tacima, vão receber reforço no sistema de abastecimento d’água. Nessa quarta-feira (16), o governador Ricardo Coutinho assinou, em Belém, a ordem de serviço para a implantação da adutora de 10 quilômetros de extensão que vai captar água em Pirpirituba, no açude Canafístula I. Os recursos para a obra são de R$ 3,9 milhões e os benefícios são para 40 mil pessoas das quatro cidades.
Ricardo destacou que a nova adutora vai resolver o problema da água nos quatro municípios, uma reivindicação antiga porque a Lagoa do Matias não atende às necessidades da população. Ricardo esclareceu que a adutora foi uma demanda apresentada pelos prefeitos e vereadores no Orçamento Democrático Estadual.
Ele acrescentou que, junto com as obras de rejuvenescimento da PB-089 e da urbanização da principal avenida deBelém, a construção da adutora vai fortalecer o município. “Sem água e sem estrada não temos crescimento, nem desenvolvimento e nós estamos, através de investimentos que são estruturantes, dando condições a essa região para que os municípios possam se desenvolver”, observou.
O vice-governador Rômulo Gouveia enfatizou que Belém está ganhando obras estruturantes e que a adutora vai reforçar o sistema da Lagoa do Matias, que já apresenta problemas na seca.
O prefeito de Belém, Edgar Gama, disse que a decisão do governador em investir na nova adutora vai garantir água pelos próximos 20 anos e a obra contribuirá com a qualidade de vida da população. “Estamos alegres por esses benefícios”, destacou. O prefeito de Caiçara, Cícero Francisco e a prefeita de Logradouro, Célia Maria, também comemoraram a boa notícia.
De acordo com o presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga, a vazão da nova adutora será de 30 litros por segundo e a tubulação será de ferro fundido de 200 milímetros. “Essa obra vai evitar que, no período de estiagem, as cidades sofram colapso d’água como já ocorreu e vem para complementar o abastecimento que é feito hoje pela Lagoa do Matias”, explicou.
O ex-prefeito de Belém e empresário, Tarcísio Marcelo afirmou que a adutora vai afastar o fantasma da falta d’água e atrair investimentos para as cidades de Belém, Caiçara e Logradouro. “É fundamental para nós, nos dá segurança em termos de abastecimento d’água”.
Dona Maria do Carmo, moradora de Belém, ficou feliz com a construção da nova adutora. “Essa adutora é uma bênção, a falta d’água vai se acabar. Teremos água em nossas torneiras”, comemorou.
A solenidade contou com a participação dos prefeitos Edson Gomes (Duas Estradas), Beto Brasil (Solânea), Douglas Lucena (Bananeiras), Alcione Beltrão (Alagoinha), Antonio Justino (Dona Inês), George Coelho (Sobrado), João Ribeiro (Jacaraú), e Guilherme Cunha (Cuitegi), a vice-prefeita de Belém Betânia Barros, além do deputado estadual Hervázio Bezerra, o secretário executivo de Comunicação, Célio Alves, o diretor de Operações do DER, Hélio Cunha Lima e o diretor técnico do DER, José Arnaldo, o empresário João Rafael, além de vereadores e outras lideranças da região.
Revista Novo Perfil Online
Fonte: SECOM

Nenhum comentário