Nóticias Agora

Escritor e dramaturgo paraibano, Ariano Suassuna morre aos 87 anos

Ele estava internado no Real Hospital Português, em Recife.

Internado desde a última segunda-feira (21) no Real Hospital Português, em Recife, morreu na tarde desta quarta-feira (23) o escritor e dramaturgo paraibano Ariano Suassuna. Após sofrer um acidente vascular cerebral hemorrágico (AVC), o autor foi levado para a unidade hospitalar, onde passou por uma cirurgia de emergência, acabou entrando em coma e não resistiu. Integrante da Academia Brasileira de Letras, Suassuna teve seis filhos e 15 netos. Defensor da cultura popular brasileira, era um dos maiores dramaturgos do país, além de autor de romances e poemas. Ariano era filho do ex-governador João Suassuna.

Segundo boletim médico, o escritor faleceu às 17h15. “O paciente teve uma parada cardíaca provocada pela hipertensão intracraniana”. A família ainda não informou os detalhes do funeral.

Esta foi a terceira internação do escritor em um ano. No dia 21 de agosto do ano passado, ele foi atendido no mesmo hospital por causa de um infarto, “com comprometimento cardíaco de pequenas proporções”. Uma semana depois, passou mal e voltou a ser internado, sendo submetido a uma arteriografia para corrigir um aneurisma que vinha lhe provocando fortes dores de cabeça.

Como ele mesmo relatou no Auto da Compadecida, uma de suas maiores obras, “cumpriu sua sentença. Encontrou-se com o único mal irremediável, aquilo que é a marca do nosso estranho destino sobre a terra, aquele fato sem explicação que iguala tudo o que é vivo num só rebanho de condenados, porque tudo o que é vivo, morre”.


Revista Novo Perfil Online
Fonte: Nordeste1

Nenhum comentário