Nóticias Agora

Solânea: Prefeitura em parceria com a Funesc realizaram o curso de capacitação para profissionais que atuam em Bibliotecas

A prefeitura municipal de Solânea através de sua Diretoria de Cultura – DICULT em parceria com o Governo do Estado da Paraíba pela Fundação Espaço Cultural – FUNESC, possibilitou o curso de capacitação para profissionais que atuam em bibliotecas públicas. O curso foi realizado durante o dia inteiro lis.destas terça e quarta – feiras (dias 01 e 02 de julho) na Biblioteca Municipal de Solânea Pe. José Fidé
A capacitação foi conduzida pela Coordenadora do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas na Paraíba (SNBP-PB), a bibliotecária Cybelle Macedo que, com muita competência, deu as devidas coordenadas para o fortalecimento das bibliotecas públicas representadas.
O treinamento básico que fora dividido em duas etapa: teórica e pratica, contou com muitos participantes, chegando inclusive a superar o número previsto. Além dos participantes da biblioteca de Solânea, assim como alguns funcionários que atuam na gestão da cultura no município, a capacitação também contou com a presença de representantes das bibliotecas de Bananeiras, Alagoa Grande, Alagoinha, Caiçara e Zabelê, todos do estado da Paraíba.
Ao final da capacitação foi passado para as bibliotecas um livro de espécie guia com normas para conduzir uma biblioteca pública e também foi disponibilizado pela Biblioteca Nacional um software livre chamado “Biblivre” que foi passado para a Biblioteca de Solânea. “Este Software é bem interessante e vai auxiliar no processo de catalogar e registrar o acervo, assim como irá tornar os serviços da biblioteca mais eficientes.”, explicou Cybelle Macedo.

O diretor de cultura Tiago Salvador, agradeceu aos participantes e disse que esta ação contempla as metas previstas para resultados em 2015, disse: “No início do ano, nós desenvolvemos algumas metas para a cultura de Solânea e fortalecer a biblioteca municipal estava entre elas, até o final de 2015, a biblioteca Pe. José Fidélis estará completamente reestabelecida, inclusive na sua utilidade cultural de promover e o acesso à leitura. As ações estão sendo implantadas, vamos colhendo os resultados futuramente”.
No final foi entregue os certificados aos participantes e todos ficaram muito satisfeito com os conhecimentos adquiridos. Um Coffe Break encerrou em ritmo de confraternização esta ação.
Revista Novo Perfil Online 
Fonte: Solânea Online

Nenhum comentário