Nóticias Agora

Belém: 57 anos é marcado por vários eventos

A semana que antecedeu o aniversario da cidade de Belém foi marcado por vários eventos realizado pela prefeitura municipal de Belém que tem a frente o prefeito Edgard Gama. A Cidade completou 57 anos de Emancipação Política no ultimo 6 de setembro de 2014.

As comemorações da cidade começou no domingo dia 31 com Cavalgada e Trilha de MotoCross, durante a semana a programação seguiu com hasteamento das bandeiras, torneios de Futsal, torneio de Futebol de Campo, Caminhada contra as Drogas promovida pela Secretaria de Educação, encontro de bandas marciais e na noite do dia 6 festa em praça publica onde tocaram as bandas Manfredini’s (Rock), Vadiões do Forró(ambas de Belém) Netinho Lins e Forró Nadela. 

Um pouco de história 

Em 1957, quando o então governador Flávio Ribeiro Coutinho convocou por intermédio do Deputado Severino Ismael a sociedade de Belém, para no dia 6 de setembro de 1957, através da Lei Nº 1.752 dar a emancipação política ao Distrito de Belém de Caiçara, ocorrendo a sua instalação oficial em 6 de dezembro do mesmo ano, com o nome simplificado para Belém. No seu discurso, dizia o Governador Flávio Ribeiro Coutinho que dos distritos que ele elevou a categoria de cidade, só uma vez, com grande orgulho o fez, foi com o município de Belém, porque quando ainda estudante passava férias na casa do Sr. Clóvis Cruz morador da então Vila.

O primeiro prefeito do município de Belém foi Manuel Miguel de Azevedo em 1957, através de nomeação do Governador Flávio Ribeiro Coutinho. Porém, o primeiro prefeito eleito por voto direto da população belenense foi Manuel Xavier de Carvalho em 1959, mas teve sua eleição cassada por problemas no registro da candidatura, assumindo posteriormente João Gomes de Lima.

Integrava a comitiva governamental na visita a Belém os senhores: Deputado Severino Ismael, Deputado Clóvis Bezerra, Joacil de Brito e Dudu Emiliano.
Por Henrique Filho 
Com informações: Wikipédia 


























Um comentário: