Nóticias Agora

TCE revela que 40 municípios melhoraram na transparência

Dados divulgados pelo Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco-PB) mostram que houve melhoria na qualidade do acesso à informação por parte de 40 prefeituras das 223 existentes no estado. Segundo informações do conselheiro André Carlo Torres Pontes, estes municípios conseguiram nota superior a cinco, entretanto, algumas cidades perderam em transparência

– No geral houve um avanço na prática de transparência pelas prefeituras. Nós avaliamos também as câmaras e o próprio governo do estado. Os dados mostram que 40 prefeituras saíram daquela nota inferior a cinco e passaram a ter nota superior a cinco. Houve um avanço na prática de transparência e acesso à informação, mas algumas retrocederam. Tivemos um problema de acesso ao site de Cabedelo, outra que evoluiu foi a de Campina Grande.
Sobre a situação das cidades que ainda não têm o portal de transparência, o conselheiro avisa que o TCE vai adotar as medidas cabíbeis.

- Na avaliação anterior nós instauramos 223 processos e se pediu a correção do problema. Agora, vamos colocar dentro dos processos este segundo relatório, e o (município) que não se adequou vai ser merecedor das sanções a lei.

A entrevista foi concedida ao repórter Dênis Coelho.

João Pessoa é a mais transparente

João Pessoa é o município mais transparente do Estado. Essa é a constatação do Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco-PB), que divulgou nesta terça-feira (09) o ranking das cidades mais transparentes entre os 223 municípios paraibanos. Este é o segundo levantamento divulgado neste ano que coloca a Capital no topo das que possuem maior respeito ao cidadão no repasse das informações públicas.

O ranking anterior, divulgado em julho deste ano, foi realizado pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), em parceria com o Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso à Informação da Universidade de São Paulo (Gpopai-USP). Nele, João Pessoa foi colocada em primeiro lugar entre as capitais mais transparentes do País, ao lado de Rio de Janeiro (RJ) e São Luís (MA).

No ranking realizado pelo Focco-PB, João Pessoa obteve nota 7,88 e foi seguida por Junco do Seridó, com 7,45, e Maturéia, que obteve 7,24. O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, disse que a nova marca conquistada pela gestão é o reconhecimento das entidades e órgãos de controle pelo empenho da Prefeitura da Capital de dar respostas aos anseios da população, que quer saber como os recursos públicos estão sendo aplicados.

O secretário de Transparência de João Pessoa, Eder Dantas, comemorou a conquista dizendo que o trabalho terá continuidade, com cada vez mais empenho da sua pasta na prestação das informações solicitadas pela população.

Ranking da Transparência na Paraíba

João Pessoa – 7,88
Junco do Seridó-7,45
Maturéia-7,24
Campina Grande-7,09
Mãe Dágua -77
Cajazeiras – 6,75
Araruna -6,70
Patos – 6,68
Pedra Branca-6,57
Pombal-6,55

Revista Novo Perfil online
Fonte: Focco-PB via Nordeste 1

Nenhum comentário