Nóticias Agora

Saiba o porque a Barragem Lagoa do Matias secou


A falta de chuvas em nossa região e o represamento das águas das duas nascentes em Bananeiras, mais especificamente no Condomínio Fechado Águas da Serra, onde foram construídos três lagos, que servem para irrigar o campo de Golf, ao invés de matar a sede de uma população como antes fazia, prejudicando assim cerca 32 mil habitantes dos distritos de Rua Nova (Belém), Cachoeirinha e Braga (Tacima) e as cidades de Belém, Caiçara e Logradouro.

Para ilustrar o que estamos dizendo, relembre que há cinco anos atras a barragem Lagoa do Matias, nunca chegava a nives tão baixos do volume de água, pois antes não existia o represamento das nascentes e o riacho fluía até a barragem e a maior prova disso é que hoje Lagoa do Matias está seca, porém, os três lagos que represam as águas das duas nascente estão cheios. Essas águas que antes desciam para a barragem e serviam para abastecer as localidades supra citadas, agora sevem para aguar grama do campo de Golf do condomínio Águas da Serra em Bananeiras. 

É crime ambiental represar as nascentes e não garantir que a mesma intensidade do volume de água continuei correndo, mantendo assim o curso natural do rio ou riacho.

É por isso que a nossa população ficará prejudicada e só receberemos água agora a cada 15 dias. veja o que diz o comunicado da CAGEPA:

A Cagepa – Gerência Regional do Brejo – comunica aos usuários das cidades e distritos abastecidos pelo Sistema de Lagoa do Matias, que devido ao baixo volume de água que atualmente se encontra a barragem, a Cagepa bombeará a água existente no volume morto do manancial, tendo em vista a iminência do colapso no abastecimento.

Comunica ainda que a partir desta sexta-feira, dia 27, fará alteração na escala de racionamento.

As cidades de Caiçara e Logradouro e distritos de Rua Nova, Cachoeirinha e Braga, passam a ser abastecidos três dias a cada 15 dias.


A cidade de Belém passa a ser abastecida quatro dias a cada 15 adias.

Guarabira, 20 de fevereiro de 2015.



Gerência Regional do Brejo


Por Henrique Filho

Revista Novo Perfil

10 comentários:

  1. Sou condômino do Águas das Serras, e digo que essa reportagem é no minimo caluniosa e irresponsável, pois o represamento dentro do condomínio está dentro da lei, concedido pela Sudema, e a vasão de água é respeitada.
    Essas fotos foram tiradas a muito tempo se forem lá agora verão que os níveis dos lagos também estão abaixo dos mínimos!

    ResponderExcluir
  2. A barragem está seca por dois motivos, falta de chuvas e o assoreamento da barragem que não foi feito em tempo ágil pelo governo do estado no inverno passado.

    ResponderExcluir
  3. Quero reforçar as palavras do sr. Edson Jr, referente ao colapso da barragem lagoa do Matias, pois o maior problema comentado em nossa região é que a mesma foi projetada na sua construção para o abastecimento de apenas duas cidades(Belém e Caiçara). Hoje vem sendo abastecidos os distritos de Roma, rua nova, cidade de Belém, Caiçara, Logradouro, distritos de cachoeira e Braga. Com isso, já era de se esperar esse colapso em função do aumento do abastecimento das cidades não projetadas em sua fase de construção. Deverão os orgãos competentes fiscalizarem se não está havendo o uso inadequado e excessivo de água por parte de criadores de peixes existentes nas proximidades da referida barragem.
    Por parte do governo estadual, deveriam ter previsto esse colapso desde o ano passado, que por falta de chuvas constantes, a referida barragem passou por esse mesmo problema, onde deveriam ter feito um trabalho de assoreamento em sua extensão.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. No meu ponto de vista só quem sai perdendo é a população carente dos municípios; O dono do condomínio e os moradores do mesmo estão pouco se lixando para as cidades mencionadas; Se analisarmos nesse condomínio moram um bocado de riquinhos bestas que não estão nem aí para os outros, deveriam eles verem que a situação é caótica; Essa cambada de imbecil acham que pelo fato de alguns possuírem mais que os outros, podem, controlar até a natureza e os outros que se danem; Saibam que essa mesma água que abastece e que irriga campos de golf podem simplesmente chegar a acabar, assim como a arrogância de muitos moradores dessa localidade. É , pelo visto esses senhores Edson Junior e Caio Beltrão no mínimo, devem ser sócios na fatura do condomínio.

    ResponderExcluir
  6. ACHEI QUE TINHAM POSTO UMA ROLHA NA NASCENTE RSRS AGORA ESTÁ EXPLICADO. SR. EDSON JUNIOR COM TODO RESPEITO ESTA LEI PRECISA SER REVISTA NO MÍNIMO. CONCORDA COMIGO???

    ResponderExcluir
  7. A SUDEMA PODERIA SE PRONUNCIAR PORQUE O CONDOMÍNIO É BENEFICIADO COM UMA LEI QUE PREJUDICA TODAS ESTAS CIDADES ENTÃO QUEM ESTÁ PRATICANDO O CRIME AMBIENTAL É A SUDEMA ???????? ESTA LEI PRECISARIA SER REVISTA URGENTEMENTE.
    HA POVINHO QUE NÃO SE MECHE NEM SE MANIFESTA É PARA O BEM DE TODOS E SOFREM CALADINHOS EM SUAS CASINHAS CARREGANDO SEUS BALDINHOS. CARREGO ÁGUA TAMBÉM MAS CARREGO RECLAMANDO AOS QUATRO VENTOS MANDO EMAIL ATÉ PRA MARTE, JÚPTER E ETC ETC ETC. UM DIA QUEM SABE ALGUÉM ME HOUVE !!!!!
    NESTAS HORAS SINTO FALTA DA CAPITAL A PASSAGEM AUMENTOU 0,15 CENTAVOS E A MANIFESTAÇÃO FOI GERAL IMAGINA UM PROBLEMA DESSA MAGNITUDE???? (CONTRA A VIOLÊNCIA MAS CONTRA TAMBÉM A APATIA DE MUITOS POR AQUI).

    ResponderExcluir
  8. Dessa eu já sabia mas o que podemos fazer? Desde que me entendo de gente essa barragem nunca secou...quando eu era pequena ia sempre com meu pai e a força da água erabtão grande que nem conseguíamos chegar perto e hoje infeslizmente estamos sofrendo as consequências.
    Estando certa ou errada a matéria precisam agir as autoridades...

    ResponderExcluir
  9. Sempre bati na tecla do desassoreamento desse reservatório, ação negligenciada pelas autoridades competentes; e nunca executada desde a sua construção. Os fatores para essa escassez de água são os mais variados: períodos chuvosos mais curtos( devido aos desmatamentos), uso inconsciente e indiscriminado de água, a perda de capacidade de armazenamento devido ao acúmulo de sedimentos trazidos pela águas ali represadas, desvios clandestinos de água para outras finalidades, como : piscicultura, horticultura, entre outros; e este relato de represamento das nascentes para usufruto particular do Condomínio, a se concretizar é um crime ambiental e humanitário.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir