Nóticias Agora

Belém: Figura entre as 28 cidades que no Ministério da Saúde estão com epidemia de Dengue

Vinte e oito municípios da Paraíba enfrentam uma epidemia de dengue, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde (MS). O estado tem 137,6 casos para cada 100 mil habitantes. A cidade de Frei Martinho, no Seridó, registra a maior taxa de incidência da Paraíba, com uma proporção de 4.189 casos por 100 mil habitantes. Os dados são referentes ao período entre 1º de janeiro e 18 de abril deste ano.

(Correção: ao ser publicada, esta reportagem errou ao informar que Monte Horebe era a cidade com maior incidência de casos de dengue na Paraíba e que 30 municípios enfrentam epidemia da doença. Segundo dados corrigidos pelo Ministério da Saúde, 28 municípios enfrentam epidemia de dengue e a cidade com maior incidência é Frei Martinho. O erro foi corrigido às18h48.)

A classificação da Organização Mundial de Saúde (OMS) indica que lugares com mais de 300 casos da doença por 100 mil habitantes estão em situação endêmica. Segundo o MS, o levantamento considera todas as notificações da doença utilizando como base os fatores clínicos e epidemiológicos. Os dados não têm referência apenas as confirmações após a contraprova realizada por cada município, respaldados assim pelas recomendações dos planos de contingência quando ocorrem números expressivos de casos de dengue.

Na lista dos municípios em estado de epidemia na Paraíba, cinco aparecem nos primeiros lugares, com taxas superiores a mil casos. Além de Frei Martinho, Zabelê (3.517,6), Sertãozinho (2.868,4), Monteiro (2.252,4), São Bento (1.206,7). Municípios como Areia de Baraúnas (316,8), Belém (319,2) e Vista Serrana (323,5) também apresentaram taxas um pouco acima do limite da OMS.

Segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Paraíba é o quarto estado do Nordeste com maior incidência de dengue. O relatório revelou que o estado registrou mais de 6 mil notificações de dengue que vai de janeiro a 27 de abril deste ano, acarretando um aumento superior a 111% em relação ao mesmo período no ano passado, que foi de 2.862 casos notificados. Segundo o boletim, a Paraíba possui 107 municípios em estado de alerta e 70 em risco de epidemia.


Revista Novo Perfil Online
Fonte: G1 Paraíba

Nenhum comentário