Nóticias Agora

Barragem que abastece Belém, Caiçara e Logradouro, chega 45%, com as ultimas chuvas

Com as chuvas caídas nas últimas semanas na região do Brejo, o manancial de Lagoa do Matias, que abastece as cidades de Belém, Caiçara e Logradouro conseguiu armazenar 45% de volume de água, que tem capacidade total de 1,2 milhão de metros cúbicos, e a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba – Cagepa – resolveu aumentar a oferta de água, mesmo ainda mantendo rodízio de racionamento.
A partir da próxima segunda-feira, dia 6 de junho, os municípios de Belém, Caiçara, Logradouro e os distritos de Rua Nova, Cachoeirinha e Braga passam a ser abastecidos semanalmente nos dias de segunda, terça, quarta e quinta-feira. Os outros dias da semana ficam sem abastecimento. Antes da ocorrência de chuvas, o racionamento contemplava abastecimento apenas cinco dias a cada duas semanas e agora serão garantidos quatro dias por semana de abastecimento.
De acordo com estudos realizados por técnicos da Cagepa, com o esquema de racionamento que passa a vigorar a partir desta segunda, a água existente no manancial é suficiente para abastecer até o final do mês de novembro desse ano. Mas como existe a previsão de mais precipitações pluviométricas para o mês de julho, é muito provável que as condições melhorem nesse período.
A Companhia garantiu que mesmo coincidindo com dias sem água no esquema de racionamento, vai garantir água durante os dias de realização do tradicional São Pedro da cidade de Belém. Dessa forma os turistas que forem prestigiar o evento e comerciantes que estarão trabalhando não terão problemas de abastecimento.

NOVO SISTEMA ADUTOR
Para reforçar o abastecimento nas cidades de Belém, Caiçara e Logradouro, a Cagepa está executando obra de sistema adutor que vem da barragem Canafístula 1 para interligar com sistema atual. Como a capacidade de armazenamento em Lagoa do Matias é insuficiente para as demandas das cidades e localidades rurais abastecidos, a nova adutora garantirá a segurança hídrica. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos até o final do próximo ano.
Fonte: Portal25horas

Nenhum comentário