Nóticias Agora

"Não Podemos pagar pelos outros", diz Ricardo Coutinho, insatisfeito com a decisão da presidente Dilma

Em tom de desabafo, o governador Ricardo Coutinho (PSB) cobrou posição do Governo Federal para que a Paraíba tenha a capacidade de contrair empréstimos junto a instituições financeiras internacionais com o intuito de continuar a promover o desenvolvimento, fazendo com que o andamento das obras não seja prejudicado.

Coutinho foi pego de surpresa com a suspensão feita pelo governo federal do aval para empréstimos internacionais para estados e municípios

“Não podemos pagar por outros não terem feito! Se os outros não fizeram cobrem dos outros!”, disparou.

O socialista continuou com o seu desabafo:

“Se alguém não fez cobre dele, não se pode cobrar de quem fez! Quem se sacrificou e conseguiu ajustar um estado como esse, que não é um estado fácil, é um Estado dependente”, relatou Ricardo Coutinho mandando recado para Dilma.

Em tom de lamentou, o governador paraibano também relatou ao PB Agora a queda na receita nos cofres públicos.

“A perda da receita agora no mês de agosto, vai ser a maior dos últimos vinte anos, estamos tendo uma queda violentíssima, esperávamos crescer 21% e na primeira parcela do FPE (Fundo de Participação dos Estados) veio uma queda de 20%, o contrário”, enfatizou.

Por fim, Coutinho cobrou uma postura da presidenta Dilma Rousseff (PT).

“Isso vai ter um limite e é preciso que o Governo Federal tome medidas que incentivem a produção para que o país volte a crescer, o Brasil tem que sair desse processo de fechar o ano com uma perspectiva de 1.5% a 2% de queda do PIB (Produto Interno Bruto), pois isso seria muito caótico”, afirmou.

O GLOBO: Ricardo Coutinho concedeu entrevista ao O Globo e relatou uma quebra de posição por parte da presidente não contribui para o ambiente político.

“Fiquei surpreso com a quebra de posição, que não contribui para as boas relações. Se não se cumpre aquilo que se acerta, a estabilidade política fica clau dicando” disse Coutinho na entrevista.O Estado pleiteia US$ 250 milhões, cerca de R$ 860 milhões, de empréstimo com a Corporação de Andina de Fomento e Desenvolvimento da América Latina (CAF). Os recursos de acordo com o secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, João Azevedo, seria destinados à nova etapa do programa Caminhos da Paraíba, que pavimenta e recupera de novas rodovias no estado.

Conforme matéria do O Globo, o Tesouro Nacional solicitou à Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), vinculada ao Ministério do Planejamento, que retire de pauta a análise de todos os pedidos de empréstimos feitos pelos governos estaduais e municipais. O Palácio do Planalto não entrou em contato com os governadores afetados para dar explicações nem tentar minimizar a insatisfação.

Fonte: PBagora

Nenhum comentário